Falar sobre responsabilidade nas empresas implica na questão de motivação , engajamento , senso de propósito e alinhamento com a visão da própria empresa. A história que vamos relatar abaixo segue este aspecto, quando realmente os colaboradores não somente trabalham pelo salário, mas compreendem sua função, tem prazer em executá-la e sabem aonde vão chegar.
Toda história tem intencionalmente um fundo de aprendizado para que o colaborador não somente entenda, mas comece a praticar sua função em excelência sabendo que com isso não somente a empresa lucra e ele junto com ela!
Diz nossa história que:
"Três pedreiros preparavam tijolos em uma construção.
Um homem que passava aproximou-se do primeiro e perguntou:
_ O que está fazendo, meu amigo?
_ Tijolos, respondeu secamente!
Dirigindo-se ao segundo pedreiro, o homem perguntou-lhe a mesma coisa .
_ Trabalhando pelo meu salário...- foi sua resposta.
_ O que está fazendo, meu amigo?
Fitando o estranho com alegria, o operário respondeu com entusiasmo:
_ Construindo uma catedral!
As pessoas trabalham mais comprometidas, motivadas e felizes quando enxergam um ideal. Mais do que executar uma tarefa e receber um salário, os funcionários precisam compreender que " catedral " estão construindo com o seu trabalho."A.Rangel
O professor e filósofo Mário Sérgio Cortella diz em um dos seus livros que :"A palavra propósito em latim, carrega o significado de( aquilo que eu coloco adiante). Hoje mais do que nunca o mundo do trabalho vai além do que simplesmente trabalhar para sobreviver, carrega o sentido de reconhecimento e valorização e se encontrar naquilo que se faz, porque ninguém quer sentir inutilidade no seu trabalho, mas um significado, um propósito pessoal!
Pense bem: O que e como você está construindo?
Eni Devidé